segunda-feira, 28 de abril de 2008

Antes do Amanhecer / Antes do Pôr-do-Sol

Dizem que sempre haverá um chinelo velho para um pé cansado. Bom, talvez a categoria sapatos fechados, confeccionados com algodão e solas de borracha tenha realmente ficado de fora dessa.

Anyway, esse não é o caso de um dos casais mais fofos do cinema, na minha humilde opinião. Jesse e Celine, vividos por Ethan Hawke e July Delpy, são aforismo para falar de l’amour.


Antes do Amanhecer (Before Sunrise - 1995) conta a belíssima história de dois jovens que, por acaso, se encontram na Europa. Andando pelas ruas de Viena, eles descobrem o amor. (sninf...)

Conversando sobre a vida, suas dificuldades e sua beleza infindável, o filme convida o espectador a sentir o verdadeiro poder da juventude. A liberdade, a impulsividade e a voracidade ainda existentes na mentalidade viril dos anos 90, deixam um gostinho de nostalgia. Não duvido nada que muitos tenham decidido “se jogar” no mundo depois de ver esse filme.

"Isn't everything we do in life a way to be loved a little more?"

Nove anos depois de Viena, Jesse e Celine reencontram-se em Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset – 2004). A cidade agora é Paris (sugestivo, não?) e muita coisa mudou – não só o novo visual eu-cheiro-pó-e-nunca-escondi-de-ninguém do Ethan Hawke, mas a vida parece ter amortecido a intensidade dos sentimentos do casal. As coisas são menos coloridas e as pessoas menos necessárias. O mundo dos jovens adultos não é mais tão verde-esperança.

Maaas... é Paris! E o diretor, não esqueçam, é o fantástico Linklater (vide Waking Life – 2001). Portanto, apesar da aparente contenção de sentimentos, o clima ainda transpira amor e sensualidade.

"You can never replace anyone because everyone is made up of such beautiful specific details."


Uma história de amor moderna e honesta. Settings maravilhosos. Roteiros inteligentes. Ou seja, assista sozinha ou com as amigas. A maioria dos homens acha um saco.


Que a Força esteja com vocês,

Miss All Star

2 comentários:

Mary Jane disse...

Apareceu a margarida olê olê olá! Excelente estreia AllStar! Sensacional amiga! Esses filmes são tudo de bom mesmo! Ai, deu uma vontade de ver... com muito brigadeiroooooooo! =D

Srta. Scarpin disse...

Bem vinda miss all star! belo começo de post. filmes excepcionais! vou assistir novamente... essa frase da segunda foto... ai ai ai

beijos