Não vou mentir. Quando entrei na faculdade de DI eu não sabia o que eram lajes ou como eram feitas. Na verdade tinha idéia, mas não sabia como realmente eram. Para ajudar meus colegas, eis a definição:
As Lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.
Feitas de concreto armado, elas pode ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local. Estas concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado, devem ser projetadas por um profissional habilitado, que também orientará e acompanhará a sua execução.
Quais os tipos de Lajes mais usadas?
Podem ser 2 tipos:
1. As maciças
São as mais utilizadas em obras grandes e especiais, necessitando de cálculo apropriado executado por especialistas.
2. As nervuradas
Aqui teremos as lajes pré-fabricadas, também chamadas de mistas, que tem utilização mais ampla, atendendo também as obras de menor porte.
Lajes Nervuradas
As lajes pré-fabricadas são aquelas constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos que podem ser de diversos materiais, sendo mais utilizados os de cerâmica e os de concreto. Dependendo do tipo de vigota utilizada, as lajes pré-fabricadas podem ser: protendidas, comum ou treliçadas.
Lajes Treliçadas
Para finalizar, as lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança da sua casa. Lembrando que as mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas "T" ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas). As pré moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.
Vigota Treliçada, Vigota "T" e Lajota (tavela)
Lembrando que às vezes as lajes podem dar um efeito diferente em ambientes externos. A iluminação também ajuda muuuito. Assim você não precisa gastar mais dinheiro para cobrir aquela laje super exposta. É usar a criatividade!
Srta. Scarpin
Nenhum comentário:
Postar um comentário