quinta-feira, 26 de junho de 2008

12 sites bacanissimos para ouvir música grátis.

Atualmente existem centenas de sites que você pode ouvir música streaming, mas alguns são um porre, alguns não funcionam mais para fora dos EUA por motivos legais de copyright (como meu queridissimo Pandora, que era na minha opinião o melhor site para descobrir novos artistas). Então resolvi fazer uma lista dos 12 que achei mais interessantes. Acho que a preferência vai variar muito de pessoa pra pessoa, particularmente acho o Musicovery e o Jango sensacionais. Abaixo uma lista do 12 mais Salto Afiado:

1. Last.fm

O Last FM vocês já devem conhecer, acho que é o mais divulgado, não sei, pode ser impressão. Atualmente dizem que é o maior acervo de músicas streaming na web. Se você estiver nos EUA, UK ou Alemanha você pode ouvir praticamente qualquer música que você quiser, até albuns completos. Tá no Brasil? Não sente e chore ainda, você ainda poderá ouvir muitas músicas.

2. Jango

Jango é um dos meu preferidos, é parecido com o Pandora. É uma mistura de música streaming online com um orkut da vida. Ele não é muito intuitivo em todas as suas funções, mas depois de pouco tempo futricando você começa a descobrir todos os seus recursos, adiciona amigos, aprende a achar a música que quer, cria suas próprias estações por similaridade de artistas. Eu não vivo no trabalho sem ele. Dá pra ouvir sem ter uma conta, mas é rapidinho o processo de sign up, e sem a conta, a quantidade de músicas que você pode ouvir é limitada. Acho que cabe um post só sobre o Jango explicando suas funcionalidades. Vou ficar devendo hein? Me cobrem que eu sou esquecida... ehehehehe

3. social.fm

Social·fm é uma rádio social, permite que você descubra novas músicas e veja recomendações através de cone'xoes com seus amigos, família e outros usuários com gostos musicais parecidos com o seu. O site possui ainda um aplicativo para o desktop, widgets, e celular. Eu nunca testei nenhum.

4. Finetune

Finetune é similar a outros serviços de música online como o Pandora e o Last.fm. Ele é sustentado pelos sobreviventes dos extios Napster, Gigabeat e Listen.com. Com o Finetune você poderá ouvir suas playlists de artistas preferidos ou relacionados. O site também possui o recurso de rede social, você cria um profile, se conecta com outros usuários etc. Não explorei muito o recurso porque preferi a rede social do Jango.

Existe também uma versão para o Nintendo Wii do Finetune onde você pode desfrutar da sua música usando seu navegador Opera no Wii. Mas eu que nem tenho Wii fico na inveja.

5. imeem

imeem é uma comunidade online onde artistas, fans e amigos podem promover seu material, compartilhar seus gostos e descobrir novos blogs, fotos, música e vídeo. Recentemente o imeem fez um contrato com a Sony BMG, a Warner Music e EMI para poder oferecer legalmente as músicas para seus usuários. Eu achei um pouco confuso pelo fato de você poder compartilhar mil coisas fora música mas o site é bem bacana.

6. Deezer

Deezer ,baseado na França (mas disponível também em Português) , é um portal inteiramente dedicado a música. Com a SONY BMG como parceira, esse site promete ser mais um lider em descoberta de músicas que será capaz de servir não só a comunidade européia mas o resto do mundo. É bem estruturado, rápido, e possui vários recursos que eu ainda vou brincar aqui para descobrir, como músicas mais ouvidas, artistas para descobrir de acordo com o seu gosto, playlists mais famosas...

7. Meemix

MeeMix é um lugar colorido e fofinho onde você pode ouvir de graça (óbvio) as músicas que você adora. Assim como a maioria dos sites acima você cria suas estações e pode também ouvir estações de outras pessoas. Tudo que você precisa para criar uma estação é escolher um artista ou música o o Meemix cria uma playlist para você baseada em artistas e músicas relacionadas. O site dispõe de diversos parâmetros para você classificar suas músicas e baseado nisso ele cria as relações.

8. Songza

Songza de design simples e efetivo é o filhinho do Aza Raskin, 24 anos, presidente da empresa de software Humanized. Inc (odeio pessoas mais novas e mais bem sucedidas que eu), e filho do fundador do Macintosh Apple, Jef Raskin . O site foi lançado dia 8 de Novembro de 2007 e instantaneamente provocou um buzz pelo mundo. O principal objetivo do site é ilustrar como prover conteúdo utilizando uma "interface centrada no humano". Por isso o design limpo, simples e o controle remoto bem claro. Eu como futura estudante de mestrado em Interação Humano-Máquina e usabilidade ADOREI a iniciativa. Odeio coisa confusa!

9. Musicovery

Musicovery é o meu queridinho de todos. O mais lindo, o mais divertido e o mais interessante. Para quem não conhece o Musicovery permite que você escute músicas de acordo com o seu humor no momento (por exemplo sombrio+energético, positivo+calmo) somados ao estilo musical e périodo (80's, 90's..). As músicas são então geradas e mostradas em um grafo (vértices e arestas) conectadas por relacionamento e quando você seleciona uma música a imagem é centralizada nela. O único pequeno problema é que ainda não tem um acervo tão grande se comparado a outros sites de música, mas mesmo assim possui um acervo bem grande e é uma ótima opção para quando você quiser ouvir uma música clássica ralaxante mas feliz dos anos 90... ou qualquer outra combinação que retrate seu humor. É um site lindo, e viciante.

10. anywhere.fm

Basicamente anywhere.fm permite que você faça 3 coisas:

  • Upload sua coleção pessoal de músicas
  • Toque sua música em qualquer lugar num ótimo player na web
  • Descubra músicas novas através do Friend Radio

11. Project Playlist

Project Playlist is um site de busca dedicado inteiramente ao mundo da música. Com o Project Playlist você pode encontrar e desfrutar de músicas legalmente na web. Uma vez que você acha músicas que você gosta, você pode adicioná-las a sua playlist pessoal e compartilhar com outros. Você ainda pode postar sua playlist no seu orkut, facebook, blog ou mandar por email para os seus amigos.

12. Radio Blog Club

Radio Blog Club foi o primeiro site de música que eu conheci, não estou dizendo que foi o primeiro a ser criado, eu apenas o conheci antes de todos os outros então tenho um carinho especial por ele, já me salvou de muitas tardes tediosas no meu antigo emprego. Ele é parecido com o Project Playlist. Nele você pode procurar por artistas e músicas nas playlists de outras pessoas e se você gostar pode adicionar a uma playlist sua. O que eu gosto de fazer é escolher uma música e ao achar na playlist de outra pessoa, ouvir a playlist inteira dela. É uma ótima maneira de conhecer novos artistas. Foi pelo Radio Blog Club que eu descobri que a Paris Hilton também cantava. A música é até bonitinha gente, sério, o nome era Stars are Blind. A letra é uma bomba mas a melodia é bem felizinha, e ela tem várias outras músicas... bichinha..

Curtam sua música free...

Mary Jane

3 comentários:

Mary Jane disse...

Esse post deu trabalho viu, mas estou orgulhosa dele! =D

Srta. Scarpin disse...

hahahhaah
eu imagino!

Anônimo disse...

pessoal mais um site muito bacana para ouvir musicas!
confira: www.portalsom.com