sexta-feira, 20 de junho de 2008

Exposição Rubens: UNIFOR


Para quem não teve tempo - ainda - é bom achar um lugarzinho na agenda. Férias chegando... é agora ou nunca.

A exposição inédita na América Latina do grande pintor Rubens está no bacaníssimo Espaço Cultural UNIFOR. São 82 gravuras do maior artista expoente da arte barroca do século XVII. 

Aconselho antes de começar a ver as obras, fazer uma rápida oficina disponível lá mesmo para entender melhor a técnica de pintura usada. Assim o interesse e conhecimento será maior quando for admirar as obras. É livre e está aberta para o público. Eu fiz a minha mini master peace e descobri o meu dom para detalhes, extremamente minucioso. (risos)

imagem em breve

Retratos, paisagens, cenas bíblicas, religiosas, alegóricas, mitológicas e uma coleção de antiguidades de Rubens são mostrados nesta exposição. O espaço cultural também contém uma pequena salinha de vídeo que passa um filme sobre a vida do pintor e outra com mais imagens de obras, estas passadas num retro-projetor.


Rápida Biografia


Rubens nasceu em 28 de junho de 1577 em Siegen, região que hore corresponde à Alemanha. Foi conhecido por sua técnica inconfundível e um estilo que envolvia ricas e surpreendentes misturas de cores, luz e movimento. Reverência por uns como um artista abundante e por outros como um criador de excessos.


Foi também diplomata, empresário, colecionador e teórico de arte.






Curador: Pieter Tjabbes (holandês)


“Uma mostra como nunca feita no Brasil. Ressalto seu ineditismo e a qualidade do acervo que será exposto. O público cearense conhecerá as melhores obras da produção gráfica do gênio do barroco. Mesmo na Europa uma exposição nessas proporções foi raramente realizada” (Pieter T.)



As obras de artes do pintor com a expressão do mais puro barraco estarão em cartaz no campus da UNIFOR do dia 3 de Abril até 27 de Julho. 


Aproveitem!



Visitação e Agendamento

Rubens o gênio do barroco e sua obra gráfica 

Onde: Espaço Cultural Unifor, campus da Unifor, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza – Ceará 

Quando: abertura – 2 de abril, às 20h; visitação – 3 de abril a 27 de julho, de terça a domingo, das 10h às 20h 

Entrada gratuita 

Informações e agendamento de visitas: (85) 3477.3319

E-mail: espacocultural@unifor.br  


Srta. Scarpin

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom encontra blog tão interessantes..e pelo que parece, vcs são daqui...de fortaleza, não é isso??

Abração!