domingo, 15 de junho de 2008

Noites insones podem ser proveitosas



















Olá, Leitores (as)! Estou honrada com o convite que recebi das Afiadas para colaborar com o blog! Emocionada mesmo. Sou fã, conquistei as meninas pela internet. Ainda não fomos a um boteco juntas, nem balada, nem cinema. Apresentações e contatos altamente cybernéticos e modernos. Mas as oportunidades de encontro real virão!

Para primeira postagem, um pequeno conto:

Quando você menos percebe, os olhos brilham no escuro do quarto. Procura o celular, vê quantas horas. 3h30. Dormir ou acordar? Deitar ou levantar? Ficar ou esperar?

O ruim da insônia nem é realmente a noite de sono perdida, mas sim o motivo que te deixa acordado. E pior ainda. Quando você não sabe o motivo. A vida vai bem. As contas estão em dia. O namorado está deitado na cama, dormindo trânqüilo, sem notar que você já saiu da cama, e está em frente ao computador, fumando um cigarro. Não, não fumo. Só em horas de aflição

Mas aflição porquê? Procura na memória algo que deixou de fazer. Deu comida ao gato? Sim. Pagou a faxineira. Também. Algum desafeto no trabalho? Não sei.

Madrugada de quarta-feria. Vai dormir. Trabalho de manhã. Que luxo é este de me cobrar, do nada, uma noite sem sono? Mas já que estou aqui, pelo menos algo que valha tem que sair. Tempo ocioso não vale, a não ser para curtir preguiça. Lembrei de um formulário que recebi de um escritor de livro de auto-ajuda. Estava em algum lugar por aqui, nestas gavetas. Ou será na bolsa? Ah, na pilha de papéis sobre o criado mudo. Que ele continue mudo. Se falar, eu corro. Já tô delirando, e o sono não vem. Mais um cigarro. Juro que é o último. Já era a minha cota mensal de nicotina. Gasta em apenas uma hora.

Pega o formulário. Desamassa, abre quase com carinho. No cabeçalho: Qual seu projeto de vida? Putz... Não sei. Escreva neste espaço três coisas que gostaria de realizar no próximo mês. Três... Começar a dieta! Hum... acho que é só... mas faltam mais duas.... Deixa pra lá. Próximo item. Três metas para os próximos seis meses??? Mas eu não sei o que quero pro almoço amanhã!!! Estes escritores exageram. Nos próximos cinco anos? Minha casa, mudar de carro, casar e parar de enrolar o Pedro. Talvez um filho.

Na noite proveitosa, descobri que é mais fácil planejar a longo prazo do que arrumar uma solução para a insônia.



Peep Toe

3 comentários:

Srta. Scarpin disse...

Meu papi sofre de insônia, ainda bem que eu não... gostei do conto. :)

A única certeza que tenho é que não quero ficar nesta cidade... o futuro, a Deus pertence.

[]

Mary Jane disse...

Adorei o texto Peep.. eu sofro dessa maldita... e é mais ou menos por aí qu meus pensamentos divagam...
E pior quanto mais vc olha no relogio, menos vc consegue dormir.. e quando vc olha pela janela e pensa... pqp, tá clareando...
foda...

Beijooo!

Salto Afiado disse...

Vocês deveriam tentar PONDERA. Dorme que é uma beleza...