sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Movimento Artsy e Imaginarium


"A moda e a arte se casaram, foram felizes para sempre e tiveram uma filha, Artsy. Moulage descolado, viés, drapeado, Artsy é fanática por tudo o que vem da alta costura. Mesmo que não esteja usando um autêntico Dior, gosta do que é exclusivo.  Pode ser a assimetria de uma camiseta ou o longo de plástico feito por Guilherme Tavares, craque em transformar até caixa de chiclete Adams em couture. No atelier do artista plástico Raul Mourão, um antigo sobrado na Lapa, a loura modelo Ingrid (L’agence) personificou Artsy de peruca preta, que foi cortada e customizada por outro artista (da beleza), Lavoisier.


O movimento Artsy se inspira nos próprios artistas da moda. Claude Montana, com seus vestidos construídos e estruturados, Azzedine Alaïa moldando o corpo feminino em formas colantes, e Yves Saint Laurent, que morreu no último domingo, famoso por inspirar sua coleção nas pinturas de Modrian. Na contramão do básico, o estilo Artsy recicla os clássicos com imaginação. Pode ser uma cascata de camadas de tecidos, uma ligeira sobreposição nas mangas, a arquitetura de uma gola na jaqueta ou no blazer. Alguma coisa nessa vida tem que ser artsy.Guilherme Tavares, que vai desfilar dias 27 e 28 de junho na Angola Fashion Week, costurou o longo de plástico a máquina. Reparem só na saia da estilista mineira Sonia Maria Pinto, dona da Printemps, famosa nos anos 80, que junto com a filha Branca, voltou a criar peças bem moldadas. As formas da roupa brincaram com os grafismos do atelier de Raul, que costuma usar grades em suas obras para lembrar o medo da violência urbana." (trecho tirado do blog Heloisa Marra)



Artsy então é um movimento que leva arte para o design e a moda. A Imaginarium vendo isso apresenta ao brasil a contemporaneidade do artista multimidia alemao Jim Avignon. É mais uma tendência que a loja antecipa, valorizando a exclusividade que o traço artístico imprime a cada objeto excêntrico. A coleção DNA de Pai por Jim Avignon tem este conceito de exclusividade através do seu traço único, que ninguém copia. Passem no site para ver os produtos e vejam as obras do artista alemão logo abaixo.






Srta. Scarpin

Nenhum comentário: