sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Como aplicar a coleta seletiva no seu prédio


Você sabia que com a coleta seletiva pode-se recuperar matérias-primas que, de outro modo, seriam retiradas da natureza? Todos os dias são produzidos milhares de toneladas de lixo. Esses resíduos são depositados em aterros sanitários. Quando não há mais espaço nos aterros, o lixo fica ao acesso da população, tornando-se um perigo à saúde e sobrevivência. A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, chamada coleta seletiva. Veja como implantá-la em seu prédio.


Passos

1. Monte uma equipe. Com seu time, procure informações sobre reciclagem, tipos de depósitos para fazer a coleta, cursos de treinamento para os funcionários, formas de divulgação junto aos moradores, etc.


2. Defina um local para deixar o material coletado até que o mesmo seja recolhido pela prefeitura, caso haja coleta seletiva regular na cidade. Outra alternativa é vendê-lo ou doá-lo a uma entidade de catadores.


3. Faça um levantamento da quantidade do lixo gerado no prédio e o que se produz mais (jornais, plástico, latas, etc.).


4. Decida se a coleta será de apartamento em apartamento ou se cada morador levará seus materiais para o contêiner da coleta seletiva.


5. O passo final é o mais importante do processo. É o envio dos materiais recolhidos pela coleta seletiva para a indústria da reciclagem ou para outras formas de reaproveitamento.


Importante: Todo esse esforço pode ser em vão se não houver uma campanha de conscientização dos moradores, que pode ser feita por meio de reuniões, boletim mensal, etc.



Salto Afiado

Nenhum comentário: