quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estranhezas do CHI 2009

Olá a todos! Amigaaansss , não postei ontem porque tava com uma dor nos dentes do caralhoooo! Tomei um analgésico e fui dormir dá licença? Fiz o tal clareamento a laser, o qual minha dentista tranquilamente na cara de pau afirmou que "não dói nadinha". Hum rum.. e porque será que parecia que eu tava fazendo um tratamento de canal em todos os meus dentes, ao mesmo tempo??!! Humpf... malditos dentistas, só vieram ao mundo para nos darem dor, fala sério.

Bem , vou falar de algumas novidades um tanto quanto estranhas que apareceram lá pela conferência de Interação Humano Computador que ocorreu dias 4-9 de Abril em Boston (aii como eu queria ter ido!)

Como em qualquer conferência desse tipo, pesquisadores do mundo todo mostraram várias novas e inovadoras maneiras de interação com máquinas, desde navegadores mais espertinhos a mesas interativas. Mas o evento foi também palco de projetos um pouco mais inusitados.

Ocúlos Rastreadores de Olhar

Uma equipe de Zurique demonstrou um sistema que captura o movimento do globo ocular, permitindo que o usuário controle um computador apenas com seus olhos. O sistema usa eletroculografia(??) ao invés de rastreamento por imagens, então o usuário precisa usar apenas esse par leve de óculos e uma pequena unidade de processamento. Bizarro...



Mouse de temperaturas

Uma equipe do Japão(tinha que ser) da NTT Cyber Solutions está usando a temperatura da pele como uma nova maneira de comunicação com máquinas.
Os pesquisadores modificaram um mouse e uma trackball para ficar mais quente ou mais frio a medida que o usuário o passa pela tela, ou certos objetos na tela (como por exemplo uma imagem) que contém informações de temperatura ("quente", "frio", "morno"). Eles colocaram na trackball do mouse um gadget chamado Peltier que altera a temperatura do instrumento a medida que o usuário passa por essas áreas.

Nos testes, usuários bricavam de "esconde-esconde" com coisas apenas seguindo as indicações de temperatura. O curioso é que eles também reportaram que a comida parece mais "deliciosa" quando uma temperatura de quente ou frio está na imagem. Agora me digam.. vocês conseguem ver alguma utilidade REAL para isso?



Porta retratos interativos

Outro grupo do Japão mostrou um reloginhos-porta-retratos que sincronizam-se entre si quando se tocam. Por exemplo, um pai, uma mãe e um filho conectam seus CaraClocks, selecionam um deles, e todas os porta-retratos mostram fotos de cada um na mesma idade. Minha mãe ia adorar isso porque ela morre de felicidade quando dizem que éramos uma a cara da outra na adolescência, apesar de que agora não parecemos lá essas coisas
Os pesquisadores por trás desse projeto, da Universidade de Keio, dizem que isso evoca o que eles chamam de “memória coletiva”. Eles também dizem que os CaraClocks podem gerar vários paralelos entre os usuários, compreendendo suas relações e analisando as fotos relacionadas. E não é só isso, um CaraClock TAMBÉM funciona como um relógio normal de prateleira.





CALLY , o robôzinho celular

Um grupo da Universidade de Simon Fraser no Canadá apresentou um celular-robô chamado CALLY (hehehe). O protótipo tem quatro rodas, dois braços e um espaço, tipo um dock, para um celular.

Uma vez conectado, o celular vai agir como o rosto do robô, mostrando expressões faciais simples na tela. Como a maioria das pessoas usa seu celular como despertador CALLY pode ser programado para correr quando o despertador tocar, dificultando assim aquele velho snooze que todos nós apertamos. Sensacional pra mim! Eu só não garanto a integridade física do bichinho depois de passar uma noite lá em casa. Fora o uso do despertador, eu realmente não vejo muito uso para essa engenhoca, você vê?




Mary Jane

Um comentário:

Peep Toe disse...

Adorei os porta retratos! Será que chega pra vender?