sexta-feira, 29 de maio de 2009

31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco



A Comunicação Social reenvia a todos os empregados o Informe abaixo, em função de vários empregados terem reportado o não recebimento em seus emails. Segue então o texto originalmente enviado.

O dia 31 de maio foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o “Dia Mundial sem Tabaco”. O Serpro associa-se às ações programadas para essa data, consciente da necessidade de alertar os empregados sobre os riscos do fumo. São 1,3 bilhões de fumantes no mundo. O Brasil é o 5º país com o maior número de fumantes. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) declara que, em um ano, 5,4 milhões de fumantes morrem, desses, 200 mil são brasileiros.

Desde a década de 90, quando se estabeleceu a obrigatoriedade de área reservada a fumantes, as tentativas de proteger o fumante passivo são cada vez mais constantes. Visto que mesmo não fazendo parte dos bilhões de fumantes do mundo, todos acabam sofrendo consequências.

O Ministério da Saúde, por sua vez, crê em atitudes radicais, específicas e de curto prazo, como a proibição do fumo em ambientes fechados e em locais públicos (ainda que abertos), o aumento do preço dos cigarros e as campanhas de conscientização.

A verdade é que falta na cabecinha dos fumantes uma conscientização, educação e mais respeito com seu próximo, o não-fumante.

Salto Afiado

Nenhum comentário: