sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Começa hoje 14 de Agosto o festival Le Temps des Guinguettes (Fortaleza)


Mais um pedacinho da França chegará ao Ceará, nesta sexta, 14, com o festival Le Temps des Guinguettes, que será realizado até domingo, 16, no Náutico Atlético Cearense. Durante três dias o público cearense poderá visitar e contemplar os charmosos e populares bares franceses, conhecidos como Guinguettes, e degustar diversas iguarias francesas ao som de um rico repertório musical com direito a acordeonistas, danças e melodias famosas da França, em um verdadeiro intercâmbio cultural.

O público poderá ver, ouvir e sentir a cultura francesa em espetáculos musicais e audiovisuais, artesanato e culinária franco-cearenses. Parte do quadro de eventos comemorativos do Ano da França no Brasil, o Le Temps des Guinguettes é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A atração conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC) e está no calendário estadual do Ano da França no Brasil, juntamente com outros dez projetos que se realizam no Ceará até novembro de 2009. O festival é promovido pela Associação Francesa no Ceará (AFC).

A abertura nesta sexta, 14, começa às 18h com a visitação de estandes. Os visitantes poderão conferir nove estandes representativos da Guinguettes - bares e restaurantes franceses - com pratos típicos preparados por franceses e cearenses conhecidos e desconhecidos, e artigos confeccionados por artesãos locais que, por meio da iniciativa, terão a oportunidade de mostrar seus talentos.

Uma Guinguette oficial da Associação Francesa no Ceará estará montada com uma exposição de fotos, pinturas e gravuras tais como Auguste Renoir, Vincent Van Gogh, Toulouse Lautrec, entre outros, retratando as antigas e atuais Guinguettes nas margens dos rios Seine e Marne – região parisiense. Haverá também exposição de fotos dos principais cantores e artistas da época, grandes frequentadores das Guinguettes tais como Edith Piaf, Mistinguette, Maurice Chevalier, Josephine Bacher e suas biografias.


Srta. Scarpin

Nenhum comentário: