sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pintor: Velázquez


A Google homenageia hoje o grande pintor Diego Velázquez.


Em 6 de Junho de 1599 nascia um dos maiores nomes da pintura universal, o espanhol Diego Rodriguez de Silva Velázquez. Nasceu em Sevila e diferenciou-se não só pelo domínio da técnica mas também pelo humanismo, que envolve com uma aura de nobreza e dignidade todos os personagens que retratou.


Conhecido pela sua técnica formidável e insuperável pintor de retratos, ele foi o principal artista da corte do Rei Filipe IV da Espanha nomeado como pintor real.


Como pintor de retratos inspirado no tenebrismo, buscava mostrar os detalhes de cada modelo. Sendo que seu diferencial era não prender-se apenas ao cômico ou ao grotesco dos personagens, retratando todos respeitosamente e destacando a individualidade de cada um.


Velázquez era ambicioso e queria ser reconhecido, não só como pintor, tinha também objetivos de ascensão social, queria estar envolvido com a corte real. O qual acabou conseguindo após fazer o retrato equestre do rei Filipe IV. A vossa majestade ficou maravilhado e concedeu ao pintor o posto de pinto de câmara da corte real. (obra sem paradeiro)


Daí pra frente conheceu outros importantes pintores da época, viajou para Itália onde adquiriu mais conhecimentos.



Auto-Retrato

Um de seus quadros importantes e famosos, é a obra mais conhecida como As Meninas. Nela, ele introduziu um auto-retrato e sua técnica de quadro dentro do quadro.


As Meninas - 1656 (Família de Filipe IV)




Vênus mirando-se ao espelho foi um obra que gerou polêmica na época, pois não era comum retratar nú feminino, nem mesmo de uma figura mitológica.


Vênus olhando-se ao Espelho - 1644-48



Mais obras do pintor aqui



Srta. Scarpin



Fonte

Nenhum comentário: