sábado, 5 de julho de 2008

Literatura e Cinema - I

Leitura também é uma das minhas grandes paixões, além de filmes, homens e comida. Pra comemorar minha volta ao mundo das mentes pensantes, tirarei o pé da jaca com todo estilo falando sobre a quase sempre bem-vinda mesclagem de cinema e literatura.

Como um dos autores contemporâneos mais lidos, Stephen King se destaca também por ter quase todas as suas obras adaptadas para o cinema.

- O Iluminado: Dirigido por Kubrick, é um clássico. Jack Nicholson e Shelley Duvall (alguém lembra da Olívia Palito?!?) fazem uma dupla assustadora!! No entanto, não é a versão mais fiel ao livro. Em 1995, King decidiu fazer alguns pequenos ajustes e transformou O Iluminado numa pequena película de aproximadamente 5 horas de duração.. UM SACO!

- Cemitério Maldito: Uma pequena pausa no dito popular mais verdadeiro de todos - o livro é sempre melhor que o filme. Sim, sim.. Mas alguns filmes quase chegam a ocupar o posto de melhor opção. É o caso de Pet Semetary, um dos filmes mais fiéis ao roteiro original, graças ao próprio King.

- Um Sonho de Liberdade: Saído do livro de contos Quatro Estações, livro que destaca a versatilidade de King por trabalhar outros temas que não o terror. Aqui acompanhamos o drama de um preso no mínimo persistente... Uma boa moral, excelentes atores e choradeira válida.

- Carrie, A Estranha: Outro filme bastante fiel ao livro. Dirigido por Brian de Palma (Dália Negra e Missão Impossível), traz no elenco grande nomes como John Travolta, Sissy Spacek e Amy Irving. Você achava que acne era o maior dos seus problemas na adolescência?! Pegue a pobre Carrie como exemplo!

- Cujo: Um dos filmes mais angustiantes que eu já vi. Um cachorro contaminado cerca mãe e filho dentro de um carro, num terreno abandonado. Simples, mas funciona terrivelmente!


Ainda podemos citar muitas outras adaptações: A Zona Morta, Vingança em Chamas (maravilhoso!!), Creepshow, Christine, It (Pennywise marcou a infância de muita gente), Sonâmbulos, The Tommyknockers, Á Espera de um Milagre, A Janela Secreta, Celular, entre outros.

Uma curiosidade: Stephen King, seguindo o mestre Hitchcock, adora dar o ar da graça em seus filmes, fazendo pequenas pontas. Ele aparece em Sonâmbulos, A Maldição, A Tempestade do Século, Creepshow, O Iluminado (1995), Cemitério Maldito, A Dança da Morte e até num episódio dos Simpsons!! Vale muito a pena conferir... Mesmo que, como ator, King dê um excelente escritor.

Boa pipoca!

Miss All Star

Nenhum comentário: