quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mentiras no Currículum. Vale ou não vale?

O brasileiro nunca perde aquele jeitinho malandro para conseguir o que deseja. E isso começa desde cedo, já nas escolas... Um mentirinha aqui, outra omissão ali... 

 "Poxa professor, só um pontinho. O Sr. sabe, sua aula é a melhor, gosto muito do sr. Me ajuda ai vai..." 

E assim vai o jeitinho conhecido pelo mundo todo. Vai na fala, na manha, no teatro... Mas brasileiro é malandro assim mesmo?

Claro que é, sempre foi. E os currículos atuais são a prova desse jeitinho brasileiro. Mentiras, omissões e exaltações excessivas faladas, passam agora a serem escritas. Mas cuidado! A super valorização e exageros nas informações pode vir a ser descobertas como falsas, e aquele emprego desejado ir por água abaixo. Além de, correr o risco de ter o nome sujo no mercado.

Vamos ver esta entrevista que passou no programa da GNT sobre Mentiras no Currículo.




E você, tem tendência a por pequenas mentiras ou aumentar certas informações no Curriculum Vitae?

O que você acha, é certo ou errado? Ou nada demais? Seria desespero? Ou é falta de carácter mesmo?

Salto Afiado

Um comentário:

Srta. Scarpin disse...

Olha, eu acho errado e muita pilantragem.

Tenho uma amiga que cheguei a fazer o curriculum dela e eu sabia que na parte de linguas ela estava mentindo, e muito. Perguntei para ela porque estava fazendo isso? Ela riu e falou "ahhh bota ai, tem problema nao. Ninguem vai saber mesmo." Tem outro amigo também que não teria problema em adicionar uma pequena mentirinha.

Mentir para eles e para seu possível empregador é sério.

Sério e falso. Como acreditar num candidato assim se for pego? Pra mim a verdade mesmo que ela seja mínima e não preencha currículum, é a melhor opção.

Eu só coloco a verdade e sem exageros. Na verdade prefiro ser modesta á exaltação desnecessária.