segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

EXERCÍCIOS ABDOMINAIS ELIMINAM A BARRIGA?

E aí? Você está com o corpo em dia para encarar seu biquine ou sunga e as roupas da estação?
A chegada do verão proporciona uma procura maior pelas academias de ginástica em todo o país no final do ano. A maior preocupação de homens e mulheres é com a tal da barriga e com os "pneuzinhos" laterais. Em geral, as pessoas acreditam que fazer apenas exercícios abdominais resolve o problema, mas não é bem assim....
Os abdominais são um conjunto de músculos localizados na região ântero - lateral do abdomem que juntamente com outras estruturas revestem os órgãos internos. 


Para ter a famosa barriga sarada ou "de tanquinho", é preciso realizar exercícios que estimulem toda essa musculatura, contudo apenas isso não é suficiente. Alimentação adequada aliada à prática de exercícios aeróbios (corridas, caminhadas, dança, bike, natação ) são fundamentais para bons resultados.

Exercícios abdominais são prescritos de acordo com as necessidades e objetivos de cada um, e são muito importantes em qualquer rotina de treinamento. O fortalecimento da musculatura do tronco prepara o corpo para receber sobrecarga progressiva de exercícios, ou seja, garante a progressão em rotinas de exercícios aeróbios ou resistidos (musculação) ao longo do tempo com risco mínimo de machucar, evita lesões da coluna e melhora a postura, entre outros benefícios. Aí vão algumas dicas importantes:

Execução:
Respire fundo, com a coluna ainda apoiada no chão, e comece o movimento soltando o ar durante toda a flexão da coluna até o ponto em que somente a coluna lombar (região mais final das costas, próxima ao quadril) esteja apoiada no chão. Segure a posição de máxima flexão por um ou dois segundos e volte lentamente à posição inicial.

Concentração:
A concentração no movimento de flexão da coluna interfere expressivamente na eficiência e intensidade da contração dos músculos abdominais. Evite ficar conversando durante a execução dos exercícios. Quanto maior o conhecimento sobre o posicionamento dos músculos abdominais e os movimentos que estes realizam na coluna vertebral, maior a capacidade de concentração e maior a intensidade e eficiência da contração muscular.

Velocidade e Controle do Movimento:
Os movimentos realizados nos exercícios abdominais, como para qualquer outro músculo do corpo, devem ser conduzidos durante toda a amplitude articular. Movimentos bruscos devem ser evitados por permitirem momentos onde a inércia e a força da gravidade prevalecem sobre a contração muscular, o que aumenta os risco de lesão para a coluna vertebral.

Variações:
É muito importante utilizar variações de ângulos e direções dos movimentos da coluna para melhor estimular cada um dos músculos abdominais. Porém, a introdução de exercícios mais complexos só deve ser realizada após a perfeita assimilação da técnica dos exercícios mais simples. Um iniciante não possui técnica nem estrutura muscular para realizar a maioria das variações dos exercícios abdominais, o que facilita o erro e aumenta os riscos de lesões articulares.

Siga sempre essas orientações básicas e consulte um médico e um profissional de Educação Física antes de começar qualquer programa de atividade física.


Running Shoes

Nenhum comentário: