sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feliz Páscoa Salto Afiado!

Tempo de renascer amigas, de ressurgir, ressuscitar.

Páscoa: festa religiosa de origens pagã. 

A cristã celebra a ressureição de Jesus. A palavra deriva de Pessach (significa "passagem"), a Páscoa Judaica, festeja a fuga dos judeus da escravidão no Egito, há uns 3.500 anos. Os espanhóis chamam de Pascua, os italianos de Pasqua, e os franceses de Pâques. Vindo do hebraico Pessach, pleo grego Páscha e dele pelo latim Pascha. Em inglês o nome é Easter, vindo da deusa da fertilidade dos celtas chamada Eostra. Quando os ingleses e alemães se converteram ao cristianismo, deram o nome dessa deusa à data cristã pois seus símbolos eram o ovo (promessa de vida) e o coelho (fertilidade). Eostra então virou Easter em inglês e Ostern em alemão.

O ovo ainda continua sendo o símbolo do renascimento em muitas culturas. Eles eram coloridos e presenteados, e, a partir do século 18, foram difundidos por todo mundo, porém na versão já de chocolates.

A cultura norte-americana e a europeia costumam decorar ovos naturais presenteando-os ou usando na decoração. Aqui no brasil a cultura é outra, são as dos ovos doces embrulhados nas embalagens mais chamativas possíveis chamando à gula.

Hoje, separei algumas imagens para você poder decorar sua mesa neste feriado, aproveitando com a família um dia tranquilo, de reflexão e de muito bacalhau com vinho.

Boa Páscoa à todos!

Srta. Scarpin



Tão lindos esses coloridos.

Gostei dos naturais também.

Este é mais artístico e usaram o cereal "Rice Creaspy".

Os dourados.

E por fim, o criativo ovo de avestruz pintado de preto, criação de Lisa Tilse.

Um comentário:

Peep Toe disse...

Gostei da idéia do ovo preto, mas de avestruz não vai dar, não. Vamos de galinha, pintado com guache e arrematado com desenhos em caneta dourada ou prata.