sexta-feira, 5 de junho de 2009

Maquiagens, talões e outras coisas Verdes


Por Karina Hollo e Angela Senra

Praticamente tudo o que fazemos - de passar batom a tirar um extrato bancário - libera gás carbônico na atmosfera. E daí? Ele é um dos principais causadores do efeito estufa. E daí? O planeta vai se aquecendo mais e mais. E daí?

Nos próximos 100 anos, estima-se que a temperatura da Terra aumentará de 2 a 6 graus,
o que pode interferir na vida de milhões de pessoas e fazer desaparecerem do mapa várias espécies, incluindo a nossa. Quer dizer, a batata vai assar...


LUZ VERDE NO FIM DO TÚNEL

Se você está na turma das que não pretendem ficar paradas esperando a chapa esquentar, saiba que os especialistas já identificaram saídas para combater esse processo. Uma delas é plantar árvores.

Lembra quando ensinaram na escola que, ao realizar a fotossíntese, elas seqüestram gás carbônico, devolvendo o valioso oxigênio? Também é preciso aliviar a mão na hora de agredir o meio ambiente, usando fontes de energia renováveis, reciclando, usando produtos verdes... Esse pacote de ações foi batizado de carbono neutro. Deu preguiça?


DE GRÃO EM GRÃO, CRESCE A PLANTAÇÃO

Se a sua desculpa para não aderir era que, por mais que se esforçasse, sua colaboração seria um grão de areia no deserto, agora você vai ter ajuda para construir seu castelinho e com direito a bosque, lógico. É que várias empresas estão entrando nessa briga, entre elas Natura, L'Oréal, Banco Real e Bradesco, só para citar algumas.


CONSCIENTE POR TABELA

A Natura, que oferece cosméticos com refil desde 1983, mantém o programa carbono neutro há três anos. O objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico durante a extração das matérias-primas, produção e distribuição dos produtos. A empresa substituiu os óleos minerais pelos vegetais, trocou os combustíveis utilizados em seus veículos e quer zerar sua conta até o fim do ano. Tem mais: resolveu informar, nos rótulos, o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável e número recomendado de refilagens. A intenção é que a tabela ambiental inclua o índice de emissão de carbono de cada item. "Assim, o consumidor poderá comparar o 'custo carbono' da mesma forma que faz com preços e calorias", diz Eduardo Luppi, vice-presidente de inovação da Natura.


ECOLOGICAMENTE LINDA

A L'Oréal também entrou na onda dos produtos ecologicamente corretos. Recentemente, sintetizou o Pro-Xylane, uma molécula antienvelhecimento que respeita o planeta. É biodegradável, não é bioacumulável nem ecotóxica, não causando impacto direto sobre as espécies e os ecossistemas. Viu? Dá para combater as rugas sem culpa.


TALÃO DE CHEQUE RECICLADO

Até os bancos abraçaram a idéia. "O Bradesco, primeiro deles a trabalhar a neutralização de carbono no Brasil, mantém parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica há 16 anos e, para anular as 22 mil toneladas de carbono produzidas em 2006, vai plantar 37 mil árvores", diz Jean Leroy, diretor do departamento de relações com o mercado. Bradesco e Banco Real fazem coleta seletiva de lixo (postado no Salto Afiado) e cerca de 90% do papel utilizado por ambos é reciclado. No caso do segundo, até o dos talões de cheques! "Quando precisamos usar papel branco, como em documentos enviados à Justiça, preferimos os que não usam cloro nem ozônio no branqueamento, substâncias poluentes", explica Victor Hugo Kamphorst, consultor socioambiental do Real.


UNIDOS VENCEREMOS

E vem mais contribuição peso pesado por aí: British Airways, Honda, Tim e a banda Coldplay já anunciaram que pretendem espalhar a atitude verde por aí. Você não tem mesmo mais motivo para amarelar, não é?


Srta. Scarpin (eu faço minha parte também!)

Nenhum comentário: