Mostrando postagens com marcador TEMAS: espiritualidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TEMAS: espiritualidade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A simplicidade do Ser...


Por Rubia A. Dantés


Estava observando como estamos sempre buscando "resolver" alguma coisa... e estamos o tempo todo correndo atrás de soluções para nossos problemas. O mais interessante é que a maior parte dessas dificuldades que "temos" que resolver... somos nós mesmos que criamos...

É que nosso ego decide que temos que resolver X coisas em tal espaço de tempo...

E nos coloca atrás dessas metas dia após dia... com isso o tempo vai passando... e a vida também...


Quase nunca deixamos um espaçozinho para que as coisas se resolvam sozinhas...


Só o fato de determinarmos as coisas que temos que fazer em certo espaço de tempo, já nos tira do fluxo natural da vida e nos desconecta do presente.


É um desafio, para mim, conseguir seguir qualquer plano marcado pela razão... Até planejo... mas seguir aquilo que planejei eu não consigo... já me senti muito culpada por isso; hoje nem tanto e até quero me desprender ainda mais... deixar a vida solta...


Tenho notado que pelo tempo não dá para "resolver" quase nada daquilo que penso que "tenho" que resolver. Se for fazer uma viagem, minha mente logo determina as inúmeras coisas que preciso resolver para poder viajar, do contrário a viagem não sai... No final vejo que não resolvi quase nada daquilo tudo... e a viagem acaba saindo.


Outro dia... na mesa do café da manhã, minha mente estava a mil por hora, justamente planejando... não uma... mas, duas viagens... Uma mais próxima e outra mais distante...

Minha mente, sempre muito rápida, já foi pensando um monte de coisas para eu resolver... e eu já ia embarcando.


Mas... de repente... olhei para mim, ali sentada na mesa do café... e me vi na mesa de café do local que eu iria visitar em uma dessas viagens...

Um alívio tão grande tomou conta de mim... porque, naquele momento, constatei que eu estaria lá... simplesmente... porque já tinha tudo que precisava.


A nossa mente... adora dar um jeitinho de nos prender, mas, se ficarmos mais espertos do que ela... e observarmos para onde ela está querendo nos levar... nós podemos pular fora, e aí... nesse pequeno espaço de tempo... uma clareza tão grande nos envolve, que toda complicação deixa de existir e dá lugar ao que é simples...


Somos levados a acumular tantas coisas, e a nos identificar com elas que, ao final... corremos o risco de viver em função dessas coisas todas que carregamos pela vida afora... sejam físicas ou conceituais... 

No palco da vida nossas muitas imagens representam muitos papeis, que nos tomam quase todo o tempo... e, principalmente, nos roubam o que de mais precioso temos... a simplicidade do Ser


"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino do Céus" , disse Jesus. O que significa "humildes de espírito"?

Nenhuma bagagem interior, nenhuma identificação. Nenhuma relação com coisas ou conceitos mentais que possuam uma percepção do eu.

E o que é o "Reino dos Céus? A simples porém profunda, alegria do Ser que está presente quando abandonamos as identificações e nos tornamos "humildes de espírito". 

Eckhart Tolle



Srta. Scarpin

domingo, 15 de novembro de 2009

Lya Luft : A idade e a mudança.


Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.


Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?' Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.


Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se "mudança". De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa?


Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.


Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu. Toda mudança cobra um alto preço emocional.


Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. 


Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.


Olhe-se no espelho...


Lya Luft

terça-feira, 10 de novembro de 2009

50 de Lições de Vida


50 de Lições de Vida
Por Regina Brett

A coluna mais popular já escrita por Regina Brett foi 50 de lições de vida, escrita para o “The Plain Dealer” quando ela completou 50 anos em 2006.

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.

3 A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.

4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.

5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês

6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para descordar.

7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho..

8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele aguenta.

9. Poupe para aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão

11. Sele a paz com seu passado para que ele não estrague seu presente.

12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.

13.. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que se trata a jornada deles.

14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.

15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.

16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.

17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.

18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.

19.. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.

20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite não como resposta.

21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante.  Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Se prepare bastante, depois deixe-se levar pela maré.

23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém é responsável pela sua felicidade além de você.

26. Encare cada "chamado desastre" com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todos.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo.. Dê tempo.

31. Independentemente se a situação é boa ou ruim, irá mudar.

32. Não se leve tão à sério. Ninguém mais leva.

33. Acredite em milagres.

34. Deus te ama por causa de quem Deus é, não pelo o que você fez ou deixou de fazer.

35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.

36. Envelhecer é melhor do que a alternativa: morrer jovem.

37. Seus filhos só têm uma infância.

38. Tudo o que realmente importa no final é que você amou.

39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos jogássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.

41. Não auditore a vida. Mostre-se e aproveite o máximo agora.

42. Livre-se de qualquer coisa que não é útil, bonito ou alegre.

43. Tudo o que verdadeiramente importa no final é que você amou.

44. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

45. O melhor está por vir.

46. Não importa como você se sinta, levante, se vista e apareça.

47. Respire fundo. Acalma a mente.

48. Se você não pedir, você não consegue.

49. Ceda.

50. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente.

Para contatar Regina, você poderá enviar email para regina@reginabrett.com - Para deixar “correio de voz”, 001 216-999-6328.

Fonte: reginabrett.com/ 

sábado, 15 de agosto de 2009

Permita-se sentir

Aprecie este momento para uma tranquilidade além do esperado... Se deixares fluir, o vídeo a seguir do motion graphic designer argentino chamado Esteban Diácono e trilha sonora de Ólafur Arnalds, o levará ao encontro de uma paz infinita.

Espere carregar, tela cheia e deixe-se levar:

let yourself feel. from Esteban Diácono on Vimeo.




Salto Afiado

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Deficiências - Mario Quintana


Flip Flop

Rir ainda é o melhor remédio


Dá para imaginar alguém que não se sinta bem após uma sessão de gargalhadas? Mais do que um ditado popular, a frase "rir é o melhor remédio" está comprovada cientificamente.

"Isso é um fato. Quando rimos, dançamos, fazemos exercícios ou qualquer atividade que nos proporcione alegria, o sistema nervoso central libera substâncias que fazem bem para a saúde", ressalta a chefe do setor de psicoterapia da Santa Casa de Misericórdia do Rio, Vera Lemgruber.

Leia a continuação da reportagem do Terra

Já sorriu, hoje? Tá esperando o que então? :D

Salto Afiado

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Incoerência católica

Os males que a igreja causa em nome de Deus vão muito além da excomunhão de médicos

AOS COLEGAS de Pernambuco responsáveis pelo abortamento na menina de nove anos, quero dar os parabéns. Nossa profissão foi criada para aliviar o sofrimento humano; exatamente o que vocês fizeram dentro da lei ao interromper a prenhez gemelar numa criança franzina.

Apesar da ausência de qualquer gesto de solidariedade por parte de nossas associações, conselhos regionais ou federais, estou certo de que lhes presto esta homenagem em nome de milhares de colegas nossos.

Não se deixem abater, é preciso entender as normas da Igreja Católica. Seu compromisso é com a vida depois da morte. Para ela, o sofrimento é purificador: "Chorai e gemei neste vale de lágrimas, porque vosso será o reino dos céus", não é o que pregam?

É uma cosmovisão antagônica à da medicina. Nenhum de nós daria tal conselho em lugar de analgésicos para alguém com cólica renal. Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o deles, com a eterna. Enquanto nossos pacientes cobram resultados concretos, os fiéis que os seguem precisam antes morrer para ter o direito de fazê-lo.

Podemos acusar a Igreja Católica de inúmeros equívocos e de crimes contra a humanidade, jamais de incoerência. Incoerentes são os católicos que esperam dela atitudes incompatíveis com os princípios que a regem desde os tempos da Inquisição.

Se os católicos consideram o embrião sagrado, já que a alma se instalaria no instante em que o espermatozoide se esgueira entre os poros da membrana que reveste o óvulo, como podem estranhar que um prelado reaja com agressividade contra a interrupção de uma gravidez, ainda que a vida da mãe estuprada corra perigo extremo?

O arcebispo de Olinda e Recife não cometeu nenhum disparate, agiu em obediência estrita ao Código Penal do Direito Canônico: o cânon 1398 prescreve a excomunhão automática em caso de abortamento.

Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos? Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?

Não há o que reclamar. A política do Vaticano é claríssima: não excomunga estupradores.

Em nota à imprensa a respeito do episódio, afirmou Gianfranco Grieco, chefe do Conselho do Vaticano para a Família: "A igreja não pode nunca trair sua posição, que é a de defender a vida, da concepção até seu término natural, mesmo diante de um drama humano tão forte, como o da violência contra uma menina".

Por que não dizer a esse senhor que tal justificativa ofende a inteligência humana: defender a vida da concepção até a morte? Não seja descarado, senhor Grieco, as cadeias estão lotadas de bandidos cruéis e de assassinos da pior espécie que contam com a complacência piedosa da instituição à qual o senhor pertence.

Os católicos precisam ver a igreja como ela é, aferrada a sua lógica interna, seus princípios medievais, dogmas e cânones. Embora existam sacerdotes dignos de respeito e admiração, defensores dos anseios das pessoas humildes com as quais convivem, a burocracia hierárquica jamais lhes concederá voz ativa.

A esperança de que a instituição um dia adote posturas condizentes com os apelos sociais é vã; a modernização não virá. É ingenuidade esperar por ela.

Os males que a igreja causa à sociedade em nome de Deus vão muito além da excomunhão de médicos, medida arbitrária de impacto desprezível. O verdadeiro perigo está em sua vocação secular para apoderar-se da maquinária do Estado, por meio do poder intimidatório exercido sobre nossos dirigentes.

Não por acaso, no presente episódio manifestaram suas opiniões cautelosas apenas o presidente da República e o ministro da Saúde.

Os políticos não ousam afrontar a igreja. O poder dos religiosos não é consequência do conforto espiritual oferecido a seus rebanhos nem de filosofias transcendentais sobre os desígnios do céu e da terra, ele deriva da coação exercida sobre os políticos.

Quando a igreja condena a camisinha, o aborto, a pílula, as pesquisas com células-tronco ou o divórcio, não se limita a aconselhar os católicos a segui-la, instituição autoritária que é, mobil.

Por Drauzio Varella   

Salto Afiado

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cientologia banida da Wikipédia

O site Wikipédia (encicoplédia mundial virtual) proibiu que as pessoas ligadas à igreja da Cientologia editem os verbetes da página. Eles alegam que os seguidores da religião e seus críticos deram início a uma "guerra santa virtual". Resultado, os fiéis não poderão mais editar seus dados.

Bufo!

Atualize-se
A cientologia foi criada em 1952 pelo escritor de ficção ciêntifica L. Ron Hubbard e prega que os humanos são reencarnações de ET (isso mesmo, extraterrestres).

Hoje ela é adotada por celebridades como Tom Cruise, John Travolta, entre outros.


"Acho que o Michael é cientôlogo"

Chegou ao Brasil em 1994 trazida por Lucia Winther, que se tornou líder do culto e porta-voz do país observando tudo o que é falado por seus adeptos à mídia e vistoriando todo o trabalho de impressão feito pela editora que publica livros relacionados à religião. Os livros relacionados à cientologia no Brasil já foram vendidos a quatro mil pessoas, porém a pequena minoria se interessou pela nova religião.

A cientologia conta com oito milhões de adeptos espalhados pelo mundo, sendo que somente 200 residem no Brasil.

Os mandamentos da cientologia
Para ser um cientólogo exemplar, é preciso seguir uma série de preceitos – veja abaixo os mais polêmicos (Isso não é pegadinha)

COMBATERÁS A PSIQUIATRIA
Os psiquiatras são culpados por todas as mazelas do mundo, pois seus tratamentos deixam as pessoas malucas. A religião é contra remédios antidepressivos e calmantes.

EXPULSARÁS OS GAYS
L. Ron Hubbard escreveu que a cientologia é capaz de curar a homossexualidade. Mas, se o processo não desse certo, ele sugeriu que a solução seria “desfazer-se deles [gays] sem nenhum pesar”.

MENTIRÁS E MANIPULARÁS
É legítimo usar todo e qualquer método necessário para “silenciar por meio do medo” os inimigos da cientologia. “A única maneira de controlar as pessoas é mentir para elas”, escreveu Hubbard.

MANTERÁS SILÊNCIO NO PARTO
Para evitar que o bebê sofra traumas psicológicos (engramas) ao sair do útero, a mãe e os médicos devem ficar em silêncio. O ato sexual deve ser silencioso.

NÃO ACREDITARÁS EM DEUS
A cientologia despreza as outras religiões e acredita que Deus, Jesus Cristo, Buda e Maomé, entre outros, são fraudes: invenções que foram implantadas nos thetanos para deixá-los confusos.

EVITARÁS A SOCIEDADE
É preciso manter distância do mundo exterior. Quando estão se preparando para alcançar os níveis mais altos da cientologia, os fiéis não podem ver TV, ouvir rádio, ler jornal, entrar na internet, usar o telefone nem falar com pessoas de fora da seita.

Fonte
Fonte 2

Salto Afiado

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ARTIGO DA REVISTA EXAME - Carpe Diem

Aí um dia você toma um avião para Paris, a lazer ou a trabalho, em um vôo da Air France, em que a comida e a bebida têm a obrigação de oferecer a melhor experiência gastronômica de bordo do mundo, e o avião mergulha para a morte no meio do Oceano Atlântico. Sem que você perceba, ou possa fazer qualquer coisa a respeito, sua vida acabou. Numa bola de fogo ou nos 4 000 metros de água congelante abaixo de você naquele mar sem fim. Você que tinha acabado de conseguir dormir na poltrona ou de colocar os fones de ouvido para assistir ao primeiro filme da noite ou de saborear uma segunda taça de vinho tinto com o cobertorzinho do avião sobre os joelhos. Talvez você tenha tido tempo de ter a consciência do fim, de que tudo terminava ali. Talvez você nem tenha tido a chance de se dar conta disso. Fim.

Tudo que ia pela sua cabeça desaparece do mundo sem deixar vestígios. Como se jamais tivesse existido. Seus planos de trocar de emprego ou de expandir os negócios. Seu amor imenso pelos filhos e sua tremenda incapacidade de expressar esse amor. Seu medo da velhice, suas preocupações em relação à aposentadoria. Sua insegurança em relação ao seu real talento, às chances de sobrevivência de suas competências nesse mundo que troca de regras a cada seis meses. Seu receio de que sua mulher, de cuja afeição você depende mais do que imagina, um dia lhe deixe. Ou pior: que permaneça com você infeliz, tendo deixado de amá-lo. Seus sonhos de trocar de casa, sua torcida para que seu time faça uma boa temporada, o tesão que você sente pela ascensorista com ar triste. Suas noites de insônia, essa sinusite que você está desenvolvendo, suas saudades do cigarro. Os planos de voltar à academia, a grande contabilidade (nem sempre com saldo positivo) dos amores e dos ódios que você angariou e destilou pela vida, as dezenas de pequenos problemas cotidianos que você tinha anotado na agenda para resolver assim que tivesse tempo. Bastou um segundo para que tudo isso fosse desligado. Para que todo esse universo pessoal que tantas vezes lhe pesou toneladas tenha se apagado. Como uma lâmpada que acaba e não volta a acender mais. Fim.

Então, aproveite bem o seu dia. Extraia dele todos os bons sentimentos possíveis. Não deixe nada para depois. Diga o que tem para dizer. Demonstre. Seja você mesmo. Não guarde lixo dentro de casa. Não cultive amarguras e sofrimentos. Prefira o sorriso. Dê risada de tudo, de si mesmo. Não adie alegrias nem contentamentos nem sabores bons. Seja feliz. Hoje. Amanhã é uma ilusão. Ontem é uma lembrança. No fundo, só existe o hoje. O amanhã não existe!

Salto Afiado

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Exercício descalço: aprendendo a meditar


Olá queridas, quinzenalmente (ou semanalmente , ainda estou decidindo) estarei vindo com pequenos exercícios de meditação. Vocês verão como depois de cada exercício uma sensação de bem estar irá entrar em seu peito. Vamos para o primeiro:

O ensinamento Budista se baseia em vermos as coisas como elas são, livre de todos os pensamentos, visões, opniões e crenças - por mínimos que sejam. Essa forma de vermos as coisas é uma forma de conscientização. É uma maneira imediata , espontânea e intuitiva de nos tornamos cientes do que é real. Nós assumimos muito mais sobre nossas vidas e sobre nós mesmos do que podemos imaginar. De acordo com o Budismo, nos inclusive assumimos que somos apenas a existencia, um "eu" que nasceu e vai morrer. O Budismo diz que existe muito mais além disso.. será?

Prática

Meditação de conscientização

Existe algo maior que nossas mentes pequenas e nossas vidinhas - é tão grande que não vemos. A meditação de conscientização é a prática pela qual essa grandeza pode ser reconhecida. E não é apenas prestando atenção no que você está fazendo "meia-boca" ou só concentração. É ótimo que você seja capaz de se concentrar, que você consiga colocar centralizar sua mente em um ponto, mas conscientização vai além - você se torna consciente da inteligência, da sabedoria por trás da concentração, ou por trás da confusão, ou por trás de qualquer que seja o estado que sua mente se encontra.

Colocando as crenças de lado

Tente identificar as pressuposições que você tem sobre a vida - as idéias pre concebidas que são fundamentais para você e para a maneira que você vive. Se libere dessas visões que não tem nenhum embasamento real. Vasculhe sua mente por suposições que você tem sobre nascimento e morte, e apenas deixe que elas se vão. Você não precisa expulsá-las agressivamente, apenas saiba que elas são crenças, não realidades. Identificando essas crenças pelo que elas realmente são elas perderãm o status de importancia e então será fácil colocá-las de lado para que então você consiga ver a vida de uma nova e revigorante forma.

Experimentando a meditação sentada

Ache um local silencioso e calmo onde você não será interrompido. Você pode se sentar numa cadeira ou noma almofada no chão com suas pernas cruzadas. Não se encoste na cadeira. Sente-se ereto com as costas bem paradas. Foque sua mente apenas em sentar-se. Tente ficar neste momento sem pensamentos sobre o passado ou o futuro. Preste atenção na pressão que o seu corpo faz na cadeira, ou na almofada. Preste atenção nos sons que vêm e vão, mas tente não julgá-los ou pensar o que eles são, apenas deixe que eles passem. Faça o mesmo com cheiros ou qualquer outra sensação, frio, calor... Apenas se sente. Mas esteja ciente e acordado para o que está acontecendo ao seu redor. Deixe que pensamentos e sentimentos venham e vão, permaneça firme no seu objetivo: sentar-se. Não se deixe levar por sonhos ou fantasias. Faça isso de 10 a 15 minutos.

É isso por hoje. Serenidade e liberdade a todos!

Pés Descalços

domingo, 12 de abril de 2009

Reflexões sobre o bem e o mal... uma inversão de valores?

Estava conversando com a Srta. Scarpin hoje pela manhã e como já é comum, chegamos às nossas análises da sociedade, nos nossos famigerados papos profundos de domingo. Já normal para nós duas termos esses papos outside the box , mas sempre ficamos depressivas(putas mesmo) ao ver o quanto a sociedade em dia é uma grande merda. Como hoje é domingo de páscoa, tentarei, mesmo que em vão, ajudar alguns leitores em seu renascimento. Nunca é tarde para melhorarmos!

A cada dia tenho a comprovação, e mais ainda aqui no Brasil, terra do "jeitinho brasileiro", que ser bom é ser tolo e, ser ruim e escroto é ser esperto e inteligente. Isso tá certo? Ajudar as pessoas, crer na bondade, ser educado, não xingar as pessoas é realmente tolice? Não se aproveitar dos outros quando se têm a chance é realmente tão ruim assim? Quando foi que ser escroto, grosso e mal educado virou sinônimo de ser forte e esperto?

Temos observado que quando alguém tenta ser uma pessoa mais dócil e humana, absurdamente ela é taxada de bobinha ou desmerecedora de crédito, agora se alguém passa a ser escrota com os outros, passa a quebrar as regras e desrespeitar normas, passa a ser frio e egoísta depois de um coração partido, é grosso e mal-educado com pessoas que mal conhece, aí sim, essa pessoa é valorizada, é tida como inteligente , esperta e admirada por muitos. Será que ninguém vê o absurdo da situação? Quando vemos que esse comportamento em vez de receber reprovação recebe admiração e ainda é imitado, torna explícito o absurdo da inversão de valores que vivenciamos. Tá tudo errado!

Vemos isso todos os dias nas ruas, na familia, nas noticias, nas empresas, nos relacionamentos e estamos CEGOS perante esse absurdo! Na família, os filhos que não respeitam os pais são enaltecidos, os que o fazem, são criticados pelos seus amigos. Nos casais, vemos a falta de princípios essenciais a uma convivência duradoura e saudável. Não é a toa que o índice de divórcio nos 2 primeiros anos de casados está cada vez maior. Não existe renúncia, compreensão e bem estar entre os cônjugues, pois o homem que renuncia é "pau mandado barriga branca" e a mulher que o faz é considerada uma "Amélia", tola e desmerecedora de crédito. O cônjugue infiel é bem visto e o fiel é subestimado. Na verdade o que se vê hoje em dia é que os próprios casais, não dão valor àquele relacionamento tranquilo e pacífico, paixão boa mesmo é aquela cheia de dramas, de joguinhos, de brigas eternas de quem gera mais insegurança em quem. Nas empresas, o bom funcionário vira o "puxa-saco"e o negligente é o exemplar. Na mídias os drogados, alcoolizados e grosseiros são os famosos que mais ganham a admiração do público e que são mais valorizados.

Todos os dias, os valores são cada vez mais invertidos por diversos meios e atitudes nos relacionamentos. As pessoas são reprimidas por agirem com cordialidade e simultaneamente incentivadas a transgredirem os princípios morais. Gente! Acordeeem! A “cultura do esperto”, do malandro, da safadeza tem que acabar. Esperto deveria ser o indivíduo culto, inteligente, educado, que respeita as pessoas e, principalmente, se respeita.

Peguemos por exemplo programas de "reality" que basicamente consistem na observação de pessoas se relacionando e convivendo isoladamente. Percebemos claramente que personagens que optam por um comportamento "rebelde", agressivo e indisciplinado conseguem a maior simpatia do público, e pior findam por vencer os programas, ou seja, uma exposição costante para todas as pessoas que os maus se dão bem no final. Vamos analisar então o que está acontecendo: Se indisciplina, grosseria e rebeldia geram simpatia e admiração, como são taxados os que prezam pela bondade, educação e cuidado com o outro? TOLOS.

Bondade virou tolice e maudade virou inteligencia e força? Porque o bom não pode ser forte e inteligente? O que está acontecendo gente? Vamos acordar! Vamos dar valor as coisas boas, vamos parar de torcer pelo vilão, vamos parar de admirar os que se dão bem em cima dos outros, parar de achar que ser filho da puta com os outros é sinônimo de força! Devemos mesmo estar passando por uma crise generalizada de medo e baixa auto-estima, porque sinceramente, se vemos aquela pessoa grosseira, filha da puta, e achamos que ela é feliz, que é forte porque ninguém se aproveita dela, é porque nossa auto-estima deve estar no negativo.

Antes de admirarem alguém, parem pra pensar se as "qualidades" que você está admirando são realmente virtudes. Se você parar um pouquinho pra pensar vai ver o que realmente é bom e o que não deve ser copiado. Sim, porque eu sou uma das que realmente acredita na bondade dentro de cada um, então acredito que é uma questão de se parar pra pensar apenas.

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." -Rui Barbosa

Que fique bem claro que o meu objetivo com essa reflexão não é criticar ou condenar os maus, mas sim mostrar o que a maioria está inconscientemente, ou não, fazendo: Menosprezando e criticando o bom e o justo e admirando o reprovável e incorreto.

Paz e energia positiva para vocês! Que esta páscoa vá além de chocolates e sirva para o seu renascimento.

Pés descalços, valorizando a bondade sempre.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Reflexões sobre o apego.


Ihhhhhhh, lá vem a afiada ZEN mandando eu dar minhas coisas... calma gente, não é por aí... Vamos refletir hoje sobre o apego e o mal que ele causa nas nossas vidas.

Texto de Ingrid Dalila Gurgel

Desapego... que exercício difícil para nós ainda presos ao ego humano... o apego é uma das maiores ilusões da vida terrena... apegar-se a que? A quem? Apegar-se para que? Se tudo é transitório, se tudo é passageiro... O apego é uma das fontes de maior sofrimento... quanta dor, quantas lágrimas por nada. O apego é o mesmo que querermos segurar o vento, o ar... somente com o desapego é que podemos ter... ter o que é da alma... porque nós não temos... nós simplesmente somos... somos o que somos.

O sofrimento do apego se inicia aqui, na Terra, quando presos aos mayas* acreditamos ter posse sobre as coisas materiais; a nossa terra, a nossa terra, a nossa casa, as nossas roupas, a nossa beleza, o nosso carro, o nosso cargo, a nossa posição social, o nosso talão 5 estrelas, o nosso cartão de crédito internacional, a nossa empresa e assim por diante... Claro que a prosperidade é um direito do ser, é estarmos em sintonia com a energia da abundância cósmica, mas não podemos confundir com posse... Alguns tem um forte sentimento de apego dentro de um Fusca 64 e outros passarão totalmente desapegados dentro de uma Mercedes 2003... nós aprendemos na Luz e na sombra... temos que perder para darmos valor ao ganhar, temos que passar pela escassez para aprendermos a buscar a abundância; e a vida é uma grande roda, que gira e gira e nós vamos vivenciando todos os desafios, todas as situações para adquirirmos sabedorias... tudo é cíclico... tudo é empréstimo temporário para o nosso aprendizado.

Quanto sofrimento é gerado à alma no momento do seu desencarne, quando, presa aos apegos terrenos... não alcança a Luz porque está olhando as sombras; não atinge um nível maior de consciência porque está presa à inconsciência dos apegos terrenos... Devemos sim viver os prazeres da terra, com o desapego da alma... vivendo aquilo que a vida está nos proporcionando sem a prisão do medo da perda... E o que dizermos do apego emocional?

Ah... é mais e muito mais dolorido! Criamos inúmeras vezes na nossa mente, no nosso corpo emocional, a ilusão de que o outro nos pertence, que nós temos posse sobre o outro e também vendemos a ilusão que o outro tem posse sobre nós... e neste jogo emocional vivemos anos, vidas inteiras e criamos laços carmáticos profundos... e o mais irônico, para não dizer o mais triste, é que nos atrevemos, presos a esta visão distorcida, a chamar isto de amor! Mas temos que compreender que para atingirmos o Desapego e o Amor Maior, temos que vivenciar o apego e o amor terreno. São os nossos primeiros passos para alcançarmos a sabedoria dos Mestres.

Nós confundimos apego profundo com desapego e não conseguimos realmente enxergar nossa confusão e a vida faz a parte dela, ou seja, gera o desapego para percebermos o quanto estávamos apegados. Na minha própria experiência de vida e na minha experiência profissional já tive a abençoada oportunidade de perceber esta distorção. Na minha mente vêm, neste momento, dois ou três casos recentes que ilustram esta situação e vou citar um deles para que, através de uma profunda reflexão, sirva-nos como um aprendizado, porque a humanidade é interligada e um influencia o outro; o aprendizado de um altera o todo.

A Maria e o João foram casados por quase 20 anos. O João se apaixonou pela Joana e foi embora em busca da sua felicidade, real ou ilusória, não importa aqui. Isto já faz dez anos... O João foi embora mas continuou iludindo a Maria. Não permitia que ela se desprendesse dele. Visitava-a constantemente, a presenteava sempre, escrevia cartas dizendo da sua ligação com ela, que não conseguia esquecê-la, mas que não tinha forças para deixar a Joana pois ela era tão frágil... tão necessitada dele... e que a Maria sim, era forte, e como ele a admirava por isso e que a Maria poderia compreender e esperar que ele resolvesse a situação... e que tentaria resolver o mais breve possível e em algumas vezes até deixava transparecer que seu desespero era tão grande que poderia até se suicidar e que a Joana era tão dependente que se ele a deixasse provavelmente ela seria capaz de fazer uma loucura e o que seria dele? E a consciência e responsabilidade dele? Nunca mais se perdoaria. A Joana era tão depressiva... até tomava vários medicamentos... e a Maria nisso tudo? Um verdadeiro exemplo de desapego... negou a própria vida, parou de lutar por suas metas, escondeu-se atrás destas migalhas ilusórias e ficou aguardando esperançosa o retorno do João; ficou adiando ser feliz por todos esses anos... Quando o João retornasse como seriam novamente felizes!

Desapego? Amor incondicional? Baixa auto-estima? Sim, pode até ser amor mas o amor incondicional é desapego e desapego é amor incondicional... é querer a felicidade e o bem estar do outro e de si mesmo. Mas para amarmos o outro temos também que nos amar e nos respeitar. Será que não é um apego tão forte, tão enraizado, que não permitimos que o outro seja feliz e num grande auto boicote, optamos em sermos infelizes para não nos desapegarmos do outro e não permitirmos que o outro se desapegue de nós. O que aparenta desapego é um profundo apego; tão forte que preferimos renunciar à própria felicidade do que renunciarmos ao outro.

Estejamos atentos aos mayas... aos autoboicotes... às migalhas que acreditamos merecer... Desapego nos liberta. Apego nos aprisiona. Exercitemos o desapego das coisas materiais, das ilusões emocionais, dos rancores, das mágoas, de tudo aquilo que nos aprisiona. Libertemo-nos! Sejamos livres no Desapego!

*Mayas = ilusões
Paz e energia positiva!


Pés Descalços

Olá! Me apresento.

Olá pessoal! Se é que tem alguém aí.. Nós da equipe Salto afiado ficamos um tempo fora realmente ( tá 4 meses) , cada uma teve seus motivos, mas estamos de volta agora! Antes tarde do que nunca não é verdade? 

E quem sou eu? Sou a mais nova colaboradora do site. Irei abordar assuntos e textos sobre como podemos viver melhor essa vida linda que temos e que é tão curta. Sim eu sou a "ZEN" do grupo por isso não carrego sapatos, mas sou uma afiada no coração, não se enganem... 

Quero que os assuntos aqui abordados sejam discutidos então sintam-se livre para perguntar, contestar, concordar, parabenizar ou odiar... A idéia é apenas fazer vocês pensarem em um monte de coisa legal...

Paz e energia positiva


Pés Descalços

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Uso dos Mantras nas Meditações


Continuando à busca do conhecimento interior e a tranquilidade na vida, vamos aos Mantras.


Texto de Eunice Ferrari


Você sabe o que é um mantra e qual a sua importância? De uma forma simples, tentarei explicar. O mantra é uma vibração sonora que usamos na maioria das vezes na meditação, mas podemos usar independente dela também. Eu, particularmente, por ter um temperamento sangüíneo, sempre fui muito agitada, e os mantras ensinaram a mim um caminho de paz e quietude mental. Mantra e respiração caminham juntos naturalmente, portanto eles devem ser emitidos unidos à prática respiratória.


Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente. O mantra é uma vibração sonora que, quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Ele acalma nossas mentes e sentidos, relaxam o corpo e nos liga a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa. O mantra é definitivamente uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.


O mantra OM, por exemplo, é um mantra universal, é o som mais sagrado de todos. É considerado a expressão natural do Verbo Universal. Portanto, se você quiser começar a aprender por sua própria responsabilidade o uso de mantras, sempre comece com esse mantra. Não há nenhuma contra indicação com relação ao seu uso. Outro mantra poderosíssimo é o "Pai Nosso". Alguns trechos do Pai Nosso podem ser usados de forma repetitiva, até provocarem o resultado esperado. Por exemplo as frases: "Seja feita a Vossa Vontade", "Eu e o Pai somos um", "venha a nós o Vosso Reino", e outras tantas que constróem essa magnífica oração.


No nível mental, o mantra vibra o centro da cabeça, a glândula pituitária e aquieta a mente inferior. Faz uma ligação com o Eu Superior ou Ego Superior, em maior ou menor grau, Introduz, através de suas ondas de vibração, partículas atômicas mais finas, expulsando as mais grosseiras. No nível emocional seu uso harmoniza o corpo emocional, movimenta e faz contato com o chacra frontal e cardíaco, expulsa a matéria grosseira e transforma as cores do corpo emocional, símbolo da transformação das emoções e dos desejos, desloca o sentimento do plano emocional para o plano intuitivo, limpa e purifica o Antakarana, canal de ligação de nossa personalidade com nossa alma e provoca um alinhamento entre os dois. No plano físico, seu uso estimula o corpo etérico, cria uma concha que serve de proteção e elimina forças negativas do ambiente.


Como vocês podem perceber, existem várias formas de obtermos a transformação tão desejada por todos nós. A prática diária de mantras é apenas um dos caminhos.



Srta. Scarpin

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Entre em um estado profundo de consciência com a meditação


Para àqueles que buscam o "eu interior", pelo Deus que existe dentro de cada um, vou postar alguns textos que ajudam a entender mais por essa busca espiritual.


Sobre Meditação eis o texto de Eunice Ferrari:


Somos todos conectados uns aos outros pela força de uma só consciência: a consciência cósmica, que se manifesta de várias maneiras. Seu fluxo nos penetra e somos invadidos por essa consciência superior, o que nos torna unidos ao cósmico. Portanto, estamos permanentemente ligados a essa inteligência que vive no âmago de nosso próprio ser.

 

Essa consciência é suprema e contém todo conhecimento do passado, presente e futuro, não só da humanidade, como de nossas vidas pessoais. Por isso, somos possuidores de chaves importantes que nos abrem as portas da intuição e dos mistérios do Universo e de nossa própria vida. 


A intuição é produto direto do exercício de conexão com essa imensa energia, por isso, é perfeitamente possível desenvolvê-la. Para isso, é necessário aprender o silêncio. 


Quando silenciamos, nossas mentes dão espaço à entrada de uma espécie de diálogo com nosso "eu" mais profundo. A prática da meditação ainda é o meio mais eficaz para entrar nesse estado de consciência. 


Para meditar, precisamos nos preparar para tornar nosso espírito receptivo. Para tanto, é necessário saber relaxar, entrar em um estado de paz, harmonia e tranqüilidade e também direcionar e educar nossa mente a um nível de concentração que seja eficiente à prática. 


Através da prática da meditação, podemos experimentar a eternidade do espaço, onde nossa consciência perde seus limites e somos levados à sua infinidade. A meditação nos desperta para a intuição, além de nos harmonizar com a consciência cósmica. 


É evidente que, para isso, precisamos ultrapassar o nível objetivo ou estado de vigília que nos encontramos na maior parte do tempo. Ou seja, é impossível meditar se nossas faculdades sensoriais estiverem em plena atividade. 


O primeiro passo, portanto, consiste em perdermos a consciência do espaço físico que nos encontramos e nos remetermos a um estado subjetivo de consciência. Esse estado deve ser o mais calmo possível, quase em contato com nossa subconsciência, para que a transferência entre a consciência objetiva e a consciência cósmica seja feita. Quando isso acontece, podemos vivenciar estados de ser nunca antes experimentados. Para isso, devemos nos comprometer e colaborar com nosso processo evolutivo e praticar diariamente a meditação. 


Quando nos aliamos ao Universo, estamos nos comprometendo profundamente com o processo de evolução de toda humanidade. 


Srta. Scarpin

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tai Chi Chuan


Em aquecimento para as Olimpíadas...

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, que ajuda na concentração, na prevenção de doenças e também na capacidade de memorização. É uma espécie de ginástica, que movimenta todas as partes do corpo, sem agredir o organismo. É praticada, em média, durante 60 minutos.

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação Yin e Yang, os 5 Elementos, o Ba Gua (8 trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.


Os textos clássicos desta arte marcial escritos pelos mestres orientam a:


1. Vencer o movimento através da quietude

2. Vencear a dureza através da suavidade

3. Vencer o rápido através do lento.


Apesa de ter suas raízes na antiga China, é atualmente uma arte praticada em todo o mundo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqulidade e equilíbrio.


Os criadores basearam a arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.


Fonte Wikipedia e Yahoo


Srta. Scarpin