Mostrando postagens com marcador mulher: contos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mulher: contos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cuidados x Disfarces

"Lá, lá, lá... Aqui vou eu, mais um encontro."


Esta semana recebi um email engraçadísimo sobre uma mulher se preparando para um encontro, aquela coisa feminina de estar impecável, roupa, depilação, cabelo, maquiagem, sapato, regime, ginástica, tudo para estar perfeita para o primeiro, ou um dos primeiros encontros. 

E não é nada fácil, nem barato, e muito menos gostoso, pelo contrário, chega a ser dolorido, homem não tem idéia o quanto é difícil fazer uma depilação, acertar uma sobrancelha, se manter bonita dentro de um vestido que não apareça as pequenas imperfeições, secar o cabelo, passar chapinha ou baby liss se necessário. 

Claro, queremos ficar impecáveis, mas isso não significa necessariamente que estamos disfarçando, estamos sim ressaltando nossas qualidades, a idéia é, estar maravilhosa. O que gastamos com isso, nem se compara a um jantar que possa nos ser oferecido, mas não nos importamos, não é o dinheiro que fará a diferença. 

Mas alguns homens não percebem isso, o fato deles não terem que fazer nada de diferente no visual deles, só escolher qual camisa ele vai vestir com a calça jeans, eles acham que não tem valor tudo isso que fazemos, e chegam até a tirar sarro da gente. E dizem que dormiram com uma deusa e acordaram com uma baranga. 

Me desculpem, em primeiro lugar, se a nossa idéia é ficar maravilhosa, não significa que queremos que vocês gostem de nós somente por este atributo, é somente um plus, a idéia que é vocês nos conheçam e gostem da gente incondicionalmente, com ou sem maquiagem, com 2 kilos a mais ou a menos, de moletom e camiseta. 


A Drew é "normal" quando acorda. Mas isso não quer dizer que ela vai deixar de usar maquiagem. E você não vai querê-la.


Mas os homens são muitas vezes fúteis, reclamam que nos arrumamos e nos empetecamos, mas sempre olham para as mulheres que estão arrumadas e produzidas, reclamam de pagar um jantar ou um motel, mas não vêem o quanto gastamos para nos manter bonitas e servir muitas vezes como troféu à eles. Eles só olham para o visual e não para o conteúdo. 


"Meu Deus! Dizeis o que eles querem!!" Depois as mulheres que são complicadas.


Sim, gostamos de nos produzir, mas esperamos que vocês homens, consigam enxergar além da maquiagem e conheçam sim, quem somos nós e nos amem por quem nós realmente somos e não pela maneira que possamos aparentar.

Gladiadora

terça-feira, 17 de junho de 2008

Desabafo de Uma Mulher Moderna - Parte 2

A mulher moderna corre atrás do que quer. Do emprego que quer, dos amigos que quer, da casa que quer.Mas, principalmente, do homem que quer. Pode até ser que não seja o homem que ela merece, mas é com certeza o que ela quer. Mulheres modernas mudam de emprego, de padrão de vida, de casa, de horário de trabalho para ficarem com quem querem. Agora, pára tudo!!! Stop total!!!


O que os homens modernos fazem? Esperam. Sentam-se em frente à TV, ou ao computador, para assistir ao jogo, ou jogar paciência enquanto as mulheres se viram para vir até eles.


Levante a mão aí em frente à tela aquela mulher que nunca na vida passou pela tortura de uma depilação com cera, pediu o apartamento de uma amiga emprestado, decorou com velas perfumadas e esperou nua na cama por um cara. Tá, você aí, do monitor LG 19 polegadas, pode baixar a mão, que esta situação é só um exemplo. Não precisa ser nada tão requintado. Quantas de vocês já não desmarcaram compromissos importantes porque seu paquera só tinha aquele horário na agenda dele?


Pois é, caras companheiras. Não tem jeito. A mulher é moderna, mas algumas burrices estão gravadas no DNA. A gente nunca vai deixar de esperar pelo príncipe encantado, por mais sapo que ele seja.


Agora, me digam. Quantas vezes o seu namorado, marido, namorido, paquera, PA (Pinto Amigo) já fizeram algo assim? Não digo que não exista. Mas calcula aí que tenho certeza que não chega a ser 50% você e 50% ele.


Então, eu, nesta linda segunda-feira, fui para o apartamento do meu irmão que acaba de se mudar, mas deixou as coisas para que eu encaixotasse e guardasse. Meu filho estava na casa da avó. Pensei: oportunidade perfeita. Combino com o meu PA uma visita rápida. Ele diz que tá ótimo, tudo OK. Sairia do trabalho e passaria no apartamento.


Tomo um belo banho, perfumo o apartamento, tiro a bagunça de cima da cama e ponho lençóis limpos e fofinhos. Liga o PA. "Estou indo para a casa do chefe, coisa rápida. Te ligo assim que sair de lá". Se fosse a primeira vez que ouço isto dele, tudo bem. Mas o grilo falante da minha consciência já me mandava logo: tome um banho gelado corta-tesão, vista um short e uma camiseta velha do irmão e vai correr na praça para queimar toda a frustração, porque ele não vem. Mas aquele defeito no DNA feminino faz com que a gente ignore totalmente a consciência e a intuição. Ele nunca, nunca veio até a minha casa ou onde estivesse, mas eu preciso de uns dez outros posts deste tamanho para contar as coisas hilárias e algumas até meio feias que já fiz para me encontrar com ele. Mas, e daí? Sou uma mulher moderna, eu corro atrás do que eu quero. Nem que isto seja só uma boa foda.


Incrível, mas gente sempre acha que desta vez vai ser diferente. 18h30. Nada. 18h45. Esperando. 18h55. Canso. Jogo pra lá toda a minha convicção que de um PA a gente não pode cobrar nada, não é um compromisso sério, afinal. Pôxa, mas tava combinado. Custa ligar e dizer que não vem mesmo? Quer saber, mereço pelo menos respeito. Ligo. Ele não atende e manda a mensagem: "retorno já". Mando mensagem: "Me diz pelo menos se vem ou não. Para eu já tomar um banho frio logo". 19h01. Mensagem dele: Não sei ainda. Tome banho.


Tome banho... Que resposta é esta????


Entra a Scarpin no meu gtalk. Conto a história e faço a pergunta: Que resposta é essa??? A gente compartilha com as pessoas a indignação para ver se resta, se não respeito próprio, pelo menos consolo. Scarpin, solidária: Meu deus... tenho nem o que falar... triste ele, hein?


Agradeço a solidariedade. E a Scarpin salva minha noite: Olha Peep, tem males que vem pra o bem. Se não rolar nada, rola um super post com certeza de audiência.


E aí está. Espero que ajude alguma mulher, em uma hora destas, ter um momento de reflexão.



A tirinha é obra da cartunista argentina Maitena.


Peep Toe

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Desabafo de Uma Mulher Moderna - Crônica


São 7h. O despertador canta de galo e eu não tenho forças nem para atirá-lo contra a parede. Estou tão cansada, não queria ter que trabalhar hoje. Quero ficar em casa, cozinhando, ouvindo música, cantarolando, até. Se tivesse filhos, gastaria a manhã brincando com eles, se tivesse cachorro, passeando pelas redondezas.

Aquário? Olhando os peixinhos nadarem. Espaço? Fazendo alongamento. Leite condensado? Brigadeiro...  Tudo menos sair da cama, engatar uma primeira e colocar o cérebro pra funcionar. Gostaria de saber quem foi a mentecapta, a matriz das feministas que teve a infeliz idéia de reivindicar direitos à mulher e por que ela fêz isso conosco, que nascemos depois dela. Estava tudo tão bom no tempo das nossas avós, elas passavam o dia a bordar, trocar receitas com as amigas, ensinando-se mutuamente segredos de molhos e temperos, de remédios caseiros, lendo bons livros das bibliotecas dos maridos, decorando a casa, podando árvores, plantando flores, colhendo legumes das hortas, educando as crianças, freqüentando saraus, a vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinária.

Aí vem uma fulaninha qualquer que não gostava de  sutiã, nem tão pouco de espartilho, e contamina várias outras rebeldes inconseqüentes com idéias mirabolantes sobre "vamos conquistar o nosso espaço". Que espaço, minha filha? Você já tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo ao seus pés. Detinha o domínio completo sobre os homens, eles dependiam de você para  comer, vestir, e esse exibir para os amigos, que raio de direitos requerer?

Agora eles estão aí, todos confusos, não sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nós como o diabo foge da cruz. Essa brincadeira de vocês acabou é nos enchendo de deveres, isso sim. E nos lançando no calabouço da solteirice aguda. Antigamente, os casamentos duravam para sempre, tripla jornada era coisa do Bernard do vôlei - e olhe lá,  porque naquela época não existia Bernard do vôlei. Por quê, me digam por quê um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que só precisava ser frágil, foi se meter a competir com o macharal? Olha o tamanho do bíceps deles, e olha o tamanho do nosso. Tava na cara que isso não ia dar certo.



Não agüento mais ser obrigada ao ritual diário de fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir, e que sapatos, acessórios usar. Que perfume combina com meu humor, nem de ter que sair correndo, ficar engarrafada, correr risco de ser assaltada, de morrer atropelada, passar o dia ereta na frente do computador, com o telefone no ouvido, resolvendo  problemas. Somos fiscalizadas e cobradas por nós mesmas a estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas, unhas feitas, sem falar no currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados, especificações (uffffffffff!!!!!!!)... 

Viramos super mulheres, continuamos a ganhar menos do que eles. Não era muito melhor ter ficado fazendo tricô na cadeira de balanço? Chega, eu quero alguém que pague as minhas contas, abra a porta para eu passar, puxe a cadeira para eu sentar, me mande flores com cartões cheios de poesia, faça serenatas na minha janela (ai, meu Deus, já são 7:30h, tenho que levantar!), e tem mais, que chegue do trabalho, sente no meu sofá, coloque os pés pra cima e diga "meu bem, me traz uma dose de uisque, por favor?", descobri que nasci para servir. Vocês pensam que eu tô ironizando? Tô falando sério! Estou abdicando do meu posto de mulher moderna.... Troco pelo de Amélia, Alguém se habilita?" 

A autora é desconhecida, mas seu texto é sensacional. Mesmo assim, não trocaria minha modernidade pela amélia.

Salto Afiado

domingo, 15 de junho de 2008

Noites insones podem ser proveitosas



















Olá, Leitores (as)! Estou honrada com o convite que recebi das Afiadas para colaborar com o blog! Emocionada mesmo. Sou fã, conquistei as meninas pela internet. Ainda não fomos a um boteco juntas, nem balada, nem cinema. Apresentações e contatos altamente cybernéticos e modernos. Mas as oportunidades de encontro real virão!

Para primeira postagem, um pequeno conto:

Quando você menos percebe, os olhos brilham no escuro do quarto. Procura o celular, vê quantas horas. 3h30. Dormir ou acordar? Deitar ou levantar? Ficar ou esperar?

O ruim da insônia nem é realmente a noite de sono perdida, mas sim o motivo que te deixa acordado. E pior ainda. Quando você não sabe o motivo. A vida vai bem. As contas estão em dia. O namorado está deitado na cama, dormindo trânqüilo, sem notar que você já saiu da cama, e está em frente ao computador, fumando um cigarro. Não, não fumo. Só em horas de aflição

Mas aflição porquê? Procura na memória algo que deixou de fazer. Deu comida ao gato? Sim. Pagou a faxineira. Também. Algum desafeto no trabalho? Não sei.

Madrugada de quarta-feria. Vai dormir. Trabalho de manhã. Que luxo é este de me cobrar, do nada, uma noite sem sono? Mas já que estou aqui, pelo menos algo que valha tem que sair. Tempo ocioso não vale, a não ser para curtir preguiça. Lembrei de um formulário que recebi de um escritor de livro de auto-ajuda. Estava em algum lugar por aqui, nestas gavetas. Ou será na bolsa? Ah, na pilha de papéis sobre o criado mudo. Que ele continue mudo. Se falar, eu corro. Já tô delirando, e o sono não vem. Mais um cigarro. Juro que é o último. Já era a minha cota mensal de nicotina. Gasta em apenas uma hora.

Pega o formulário. Desamassa, abre quase com carinho. No cabeçalho: Qual seu projeto de vida? Putz... Não sei. Escreva neste espaço três coisas que gostaria de realizar no próximo mês. Três... Começar a dieta! Hum... acho que é só... mas faltam mais duas.... Deixa pra lá. Próximo item. Três metas para os próximos seis meses??? Mas eu não sei o que quero pro almoço amanhã!!! Estes escritores exageram. Nos próximos cinco anos? Minha casa, mudar de carro, casar e parar de enrolar o Pedro. Talvez um filho.

Na noite proveitosa, descobri que é mais fácil planejar a longo prazo do que arrumar uma solução para a insônia.



Peep Toe

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Para os Casados e Não Casados: garanta sua Risada hoje

Para os casados há anos, para os novos casadinhos e, principalmente, para aqueles que estão se preparando....

Amor I 

- Querida, vamos ter que começar a economizar.

- Tudo bem... Mas como?

- Aprenda a cozinhar e mande a empregada embora.

- Tá legal... Então aprenda a fazer amor e pode dispensar o motorista.

(NOSSA!!!! )


Amor II

O cara pergunta para a mulher: 

- Querida, quando eu morrer, você vai chorar muito?

- Claro querido. Você sabe que eu choro por qualquer besteira...

(MISERICÓRDIA...!)


Amor III

Na cama, o marido se vira para a jovem esposa e pergunta:

- Querida, me diga que sou o primeiro homem da sua vida.

Ela olha para o babaca e responde:

- Pode ser... Sua cara não me é estranha...

(Santo Anjo do Senhor.....)

Amor ' IV ' - A MELHOR DE TODAS!!!!!!!!

Um casal vinha por uma estrada do interior, sem dizer uma palavra.

Uma discussão anterior havia levado a uma briga, e nenhum dos dois queria dar o braço a torcer.

Ao passarem por uma fazenda em que havia mulas e porcos e uma vaca, o marido perguntou, sarcástico: 

- Parentes seus?

- Sim, respondeu ela. Cunhados e sogra...

( BOA!!!!!!!!!!)


Amor V

Marido pergunta pra mulher:

- Vamos tentar uma posição diferente essa noite?

A mulher responde:

- Boa idéia, você fica aqui em pé na pia lavando a louça e eu sento no sofá!!!!!

(Essa doeu......uiii)

Amor  VI

A mulher compra um kit da Tiazinha para surpreender o maridão que há tempos não se animava.

- E aí, querido? Com quem eu fiquei parecida?

- Do pescoço pra cima com o Zorro, do pescoço pra baixo, com o Sgto. Garcia.

(Eu faria greve por um ano....)


Amor VII

O marido decide mudar de atitude. Chega em casa todo machão e ordena:

- Eu quero que você prepare uma refeição dos deuses para o jantar e quando eu terminar espero uma sobremesa divina. Depois do jantar você vai me fazer um whisky e preparar um banho porque eu preciso relaxar. E tem mais:

Quando eu terminar o banho, adivinha quem vai me vestir e me pentear?

- O homem da funerária... Respondeu placidamente a esposa.

(Essa jamais será escrava de homem...)


Amor VIII

- Querida, o que você prefere? Um homem bonito ou inteligente?

- Nem um, nem outro. Você sabe que eu só gosto de você.

(Noooooooooooossa...)


Amor IX

Marido e mulher estão tomando cerveja num barzinho. Ele vira pra ela e diz:

- Você está vendo aquela mulher lá no balcão, tomando whisky sozinha?

Pois eu me separei dela faz sete anos! Depois disso, ela nunca mais parou de beber.

A mulher responde:

- Não diga bobagens. Ninguém consegue comemorar durante tanto tempo assim!

(Sem comentários.....)


Amor X

O marido e a mulher não se falavam há uns três dias.. Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reunião muito cedo no escritório. Como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer escreveu num papel: 'Me acorde às 6 horas da manhã'. No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h30. O homem teve um ataque e pensou: 

- Que m...........! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela não me acordou...

Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou num papel no qual estava escrito:

...São seis horas, levanta!!!



Moral da História: Não fique sem conversar com as mulheres, elas ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na vingança!

O casamento é a relação entre duas pessoas, onde uma pessoa está sempre certa e a outra, bem, a outra... é o marido!



Ótimo e-mail recebido. Garantiu boas risadas.

Salto Afiado

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mulher Imperfeita



Semanalmente vou estar postando textos interessantes para reflexão, ou para pura diversão. Espero que apreciem.

"Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas! E, entre uma coisa e outra, leio livros.

Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic. Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres. Primeiro: a dizer NÃO. Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás. Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero. 
 
Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros. Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho. 



Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.

É ter tempo. Tempo para fazer nada. Tempo para fazer tudo. Tempo para dançar sozinha na sala. Tempo para bisbilhotar uma loja de discos. Tempo para sumir dois dias com seu amor. Três dias. Cinco dias! Tempo para uma massagem. Tempo para ver a novela. Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza. Tempo para fazer um trabalho voluntário.

Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto. Tempo para  conhecer outras pessoas. Voltar a estudar. Para engravidar. Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado. Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir. Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal. Existir, a que será que se destina? Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem. Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si. Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!

Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente. Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela. 

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C. Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores. E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok,esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante."

Texto da Martha Medeiros publicado na Revista do O Globo

Salto Afiado